quarta-feira, 4 de agosto de 2010

João Henrique pontua avanços da cidade com a Copa 2014

João Henrique pontua avanços da cidade com a Copa 2014


O prefeito João Henrique reuniu-se com 30 entidades públicas e privadas, na manhã desta quarta-feira (4), quando apresentou ações preparatórias de Salvador para sediar jogos da Copa do Mundo 2014, destacando os avanços que a cidade obterá com realização do evento. O encontro ocorreu em seu gabinete no Palácio Thomé de Souza e participaram representantes do Ministério Público, do Governo do Estado, do trade turístico e de associações comerciais da Bahia, além de secretários das pastas municipais.

João Henrique pontuou que os benefícios que a cidade conquistará com o evento mundial estão contidos na implementação de projetos em nove eixos temáticos: infraestrutura, saúde, cultura e educação, desenvolvimento turístico, arena e entorno, promoção comercial e tecnológica, transparência e controle geral, segurança e meio ambiente e sustentabilidade. "A gente tem que vencer desafios e preconceitos e criar novas áreas de desenvolvimento na cidade", afirmou

Legado à cidade - O prefeito explicou também que as transformações do cenário urbano da capital baiana para a Copa 2014 partem de um compromisso da Prefeitura Municipal assumido junto à FIFA nas áreas tributárias, publicitárias e de mobilidade. "Estamos trabalhando para atender a expectativa do torcedor e do turista, e principalmente deixarmos um legado físico, social e institucional para a cidade".

Do ponto de vista físico, são vantagens para Salvador a edificação de novos equipamentos turísticos e esportivos, como hotéis, restaurantes e a Nova Fonte Nova, que será uma arena multiuso, podendo sediar tanto eventos desportivos quanto culturais. Além disso, com a preparação da cidade para sediar jogos da Copa, serão construídas novas vias que vão otimizar a mobilidade urbana.

Um exemplo é a Linha Viva, que ligará o Centro da Cidade ao Aeroporto, a construção da primeira ponte pensil do Brasil que ligará a Paralela à Orla Atlântica, passando sobre o Parque de Pituaçu, sem causar danos ao meio ambiente. Também faz parte do projeto a construção da via exclusiva para transporte coletivo e a conclusão dos 13 km do metrô.

No que se refere aos legados culturais destacam-se inserção e coesão sociais, capacitação do profissional de turismo, popularização do esporte e elevação da autoestima da população.Outro benefício, que fundamenta as relações institucionais, é o fortalecimento do diálogo entre os poderes executivo, legislativo e judiciário bem como com a sociedade civil organizada. "Juntos podemos pensar a cidade que queremos e otimizar os resultados", comentou João Henrique.

Funções do Município - O prefeito destacou na reunião o papel do poder municipal e da sociedade civil para a realização da Copa. Compete à Prefeitura estabelecer o contato com a FIFA, assumindo compromissos formais; promover articulação com outras esferas governamentais e com o setor privado, além da gestão da cidade, propriamente.

Para potencializar as ações municipais, o prefeito criou o Comitê Gestor da Copa 2014, que reúne sete órgãos, sob a coordenação do chefe do Gabinete, Leonel Leal. Participam do comitê as secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Transportes e Infraestrutra (Setin), Desenvolvimento, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), Serviço Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) e de Planejamento e Gestão (Seplag), além das Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Superintendência Municipal de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município (Sucom).

"Queremos implementar na cidade comportamentos urbanos que nunca foram pensados aqui como a regularização dos horários de carga e descarga e da circulação de caminhões e carretas no centro pela cidade, ordenamento das blitze da Policia Militar e a punição para pessoas que urinam nas ruas, medida adotada na Europa desde o século XVII", comentou João Henrique. Para o prefeito, fica a sociedade civil responsável por ações de empreendedorismo, investimentos, inovação tecnológica e oferta de serviços qualificados.

Nenhum comentário: