terça-feira, 26 de agosto de 2008

Comunidade


EIC Bairro da Paz


O que é comunidade?



É um conjunto de seres vivos inter-relacionados, que habitam em um mesmo lugar.


1.Qualidade de comum;

2. A sociedade;

3.Grupo de pessoas que vivem em comum, sujeitas a convenções (religiosas, econômicas, comportamentais, etc.) válidas para todas;

4. O local onde elas vivem.

Turma: A1 e A2


Qual a nossa comunidade?

Turma: A3 e A4




Bairro da Paz antes


Entrevistas :

“Antigamente, o bairro era conhecido como Malvina, as casas eram de taipa, barro, lona, tábuas, etc. Não existia água encanada, nem energia elétrica, fazíamos fontes e utilizávamos velas e candeeiros. Não tínhamos saneamento básico, lazer, colégio com o ensino médio de qualidade muito menos segurança.” Sandra, 34 anos


“Moro no Bairro da Paz a 17 anos, quando cheguei aqui as casas eram feitas de tábuas com o chão de barro, sem encanação de esgoto. Tinham muitos matos nas ruas. Não tinham mercados, farmácias, posto médico, escolas e nem creches.

Mudou algumas coisas, porém é necessário melhorar as escolas, asfaltar todas as ruas, uma ampliação nos atendimentos do posto médico, para melhor atender a comunidade, um posto policial que cumpra o seu trabalho. " Vânia, 39 anos.


Que tipos de lazer o moradores queriam que tivesse no bairro da Paz?

  • Casa de Show
  • Clube
  • Parque
  • Circo
  • Clube
  • Cinema
  • Quadra poliesportiva

Turmas C3 e C4

Bairro da Paz depois

No Bairro da Paz residem cerca de 65 mil habitantes, nos dez anos seguintes a re-ocupação, o número de moradores aumentou em mais de 300%. De 96 até hoje, o aumento foi de 62,5%%.

Em 1996, o bairro foi ligado ao abastecimento de água potável pela embasa. Nessa época já havia energia elétrica. O título de posse foi entregue aos moradores no segundo mandato da candidatura de Imbassahy.

Devido a sua história de árdua ocupação, o bairro da paz tem uma comunidade forte e uma das associações de moradores mais ativas da cidade. A construção de equipamentos no bairro foi concedida através de pressionamentos às autoridades, com manifestações na câmara municipal até barricadas da paralela.

Hoje no bairro, há cooperativas, grupos culturais, escolas, cursos profissionalizantes e culturais, balcão de justiça, duas EICs, Biblioteca Comunitária, Centros de educação infantil e etc.

O Bairro da Paz está alcançando uma melhor organização, hoje podemos dizer que está muito melhor que antes. Mas têm muitas

Turmas C3 e C4


Informações Complementares

Bairro da Paz (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bairro da Paz(antigo Bairro das Malvinas) é um bairro de Salvador, Bahia.

O bairro da Paz, localizado na esquina entre as avenidas Paralela e Orlando Gomes, formou-se a partir da ocupação inapropriada dessa área, que pertencia à Prefeitura, por pessoas de baixa renda. A construção recente das Avenidas surtiram um efeito de super-valorização da área, que foi o principal motivo da reação das autoridades locais. A região do miolo foi ocupada quase sempre da mesma maneira e não sentiu a presença da lei. Na época das primeiras ocupações, em 1982, o governo tentou remover a população diversas vezes, mas as pessoas voltavam e reconstruíam suas casas, mesmo sujeitas aos abusos das autoridades. Diante da resistência dos moradores, a Prefeitura partiu para a negociação e, depois de muitos conflitos tensos, a comunidade estabeleceu-se e ainda conseguiu mudar o próprio nome, Malvinas, que fazia alusão a uma guerra que acontecia na época da fundação. De lá pra cá, o Bairro da Paz adensou-se e hoje tem cerca de 65 mil habitantes. A assistência recebida por eles é parca em relação à sua localização e o bairro é conhecido como um lugar violento. Na visão dos moradores, é unânime o sentimento de exclusão: eles se sentem claramente acuados com o desenvolvimento da Av. Paralela, plena de empreendimentos residenciais de grande porte voltados para as classes A e B.


O Bairro da Paz adotou como data de fundação o dia 23 de abril de 1982. Pessoas de baixa renda ocuparam irregularmente um terreno que pertencia à Prefeitura Municipal. A repressão sofrida não surtiu efeito, de forma que a população sempre voltava e reconstruía os barracos. A gravidade dos conflitos entre eles e as autoridades foi aumentando e o caso ganhou destaque na imprensa baiana. Como, na época, a Argentina e a Inglaterra guerreavam pela ilha das Malvinas, assim ficou conhecida a localidade. Enquanto isso, a Prefeitura usava de força policial e demolia os barracos, que a comunidade insistia em reconstruir. Como a ação não surtia efeito, a Prefeitura cedeu e passou a negociar com os moradores, até que conseguiu transferi-los para uma área em Coutos, a Malvinas de Coutos. Naturalmente, depois de perceber que foram ludibriados e que o local não correspondia com o da ocupação inicial por ser um local de difícil acesso, a maioria dos moradores saiu de lá e voltou a ocupar a mesma área de antes, em 1986. Mais uma vez houve o uso da força policial e derrubadas, mas o Governo de Waldir Pires interveio para que o conflito cessasse, enfim. Os moradores foram cadastrados e foi elaborado um projeto para o Bairro, que não chegou a concretizar-se. Com o término das derrubadas, o bairro estabilizou-se teve seu maior crescimento. De acordo com o IBGE, em 1991, havia 11.241 habitantes, em 1996, esse número pulou para 40 mil e, hoje, há cerca de 65 mil habitantes no bairro. Ou seja: nos dez anos seguintes a re-ocupação, o número de moradores aumentou em mais de 300%, enquanto, de 96 para hoje, o aumento foi de 62,5 %. Em 1996, o bairro foi ligado ao abastecimento de água potável pela Embasa, nessa época, lá já havia luz elétrica. O título de posse foi entregue a moradores no segundo mandato da Prefeitura de Imbassaí. Devido à sua história de árdua ocupação, o Bairro da Paz tem uma comunidade forte e uma das associações de moradores mais ativas da cidade. A construção de cada equipamento do bairro foi conseguida pressionando as autoridades, através da presença de manifestantes na Câmara Municipal até barricadas na Paralela. Hoje há cooperativas, grupos culturais diversos, escolas e pequenos cursos que pululam no bairro.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Bairro_da_Paz_(Salvador)

Nenhum comentário: